O Boletim Focus do Banco Central desta terça-feira (12) aumentou a previsão do Produto Interno Bruto (PIB) e da inflação para 2024 em 0,01%. Assim, a leve mudança elevou a projeção do mercado para o PIB a 1,78%. Por sua vez, a inflação, com o leve ajuste, chega a 3,77% ao ano.
PIB
No mês passado, em fevereiro, o IBGE divulgou o desempenho da economia brasileira em 2023, que foi de crescimento de 2,9%. Após a divulgação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que sua pasta manteria a previsão de 2,2% para este ano. No entanto, o ministro alertou que os resultados podem ser ainda melhores se a política monetária reduzir o custo do crédito com a diminuição da taxa de juros.
Inflação no Focus
Em relação à inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), principal índice para aferir as variações de preço no país, a projeção de 3,77% do mercado está acima do centro da meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Leia mais! Lula comenta política de preços da Petrobras e critica mercado
Apesar de acima do núcleo da meta, a projeção indica que o resultado da inflação acumulada em 2024 deve ficar, pelo segundo ano seguido, dentro da margem de 1,5 ponto porcentual acima ou abaixo do centro. Em 2021 e 2022, a inflação encerrou acima do teto determinado.
Selic
A previsão da taxa de juros se mantém estável desde o último trimestre do ano passado. Isso porque, desde então, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC mantém um ritmo de cortes na Selic de 0,5% por reunião. A previsão do Boletim Focus é que a taxa de juros encerre 2024 em 9%. Atualmente está em 11,25%.
Leia mais! Receita Federal antecipa liberação de programa gerador do IR 2024
Confira aqui o relatório de mercado Focus do Banco Central desta terça-feira (12).