Petróleo ajuda aumentar produção industrial brasileira

Foto: divulgação/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a produção industrial do país teve alta de 1,1% em dezembro. Portanto, esse é o quinto mês consecutivo com resultado positivo. Além disso, a indústria brasileira fechou o ano de 2023 com alta de 0,2%. Em 2022, o resultado tinha sofreu queda (0,7%).

O gerente da pesquisa, André Macedo, disse que 2023 foi marcado por dois períodos distintos. Nesse sentido, o primeiro semestre teve um comportamento predominantemente negativo da indústria geral, com queda de 0,3%. O segundo semestre houve uma melhora de ritmo na produção industrial, com crescimento de 0,5%.

Leia mais! BNDES MOBILIZA R$ 300 BILHÕES PARA NEOINDUSTRIALIZAÇÃO 

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Mesmo com o resultado positivo, apenas nove dos 25 ramos coletados demonstraram crescimento na produção industrial. Os segmentos que alavancaram a pesquisa foram as indústrias extrativas, os produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, bem como os produtos alimentícios.

Leia mais! CÂMARA APROVA DIRETRIZES PARA ELABORAR POLÍTICA INDUSTRIAL

As atividades com indicadores negativos são veículos automotores, produtos químicos, máquinas e equipamentos, máquinas, aparelhos e materiais elétricos e equipamentos de informática, entre outros.

André também considera que o resultado de 2023 é praticamente estável. De acordo com o gerente, um dos fatores que contribuem com o desempenho da indústria, é o comportamento positivo do mercado de trabalho. Portanto, há aumento na massa de rendimentos e na inflação controlada, especialmente no segmento de produtos alimentícios.

Foto: Sérgio Lima/CNI

O resultado, divulgado nesta sexta-feira (2), coloca a produção das fábricas no patamar superior ao período pré-pandêmico, 0,7% acima de fevereiro de 2020. Contudo, o setor produtivo está 16,3% abaixo do maior nível já registrado, quando ocorreu em maio de 2011.

 

 

 

Postagens relacionadas

Comissão promove debate sobre obstáculos nos portos brasileiros

Governo Federal aposta em energia solar para reduzir custos com luz em prédios públicos

Chuvas no RS: entenda a função da nova pasta liderada por Paulo Pimenta

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais