A Petrobras anunciou, nesta quarta-feira (17), que investirá US$ 17 bilhões de dólares para aumentar a produção de diesel na refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, no estado de Pernambuco. O objetivo é ampliar a capacidade de processamento de óleo diesel para 200 mil barris de petróleo por dia. Atualmente, a capacidade da refinaria é de 100 mil barris por dia.
Leia mais! Petrobras reduz preço de venda do diesel
A primeira etapa já está em execução e entra em operação ainda em 2024. As outras etapas do projeto, que devem acontecer gradualmente até 2028, incluem a conversão do óxido de enxofre e nitrogênio em produtos comerciais.
Leia mais! Governo antecipa para março aumento de biodiesel em combustível
O governo prevê ainda outro aumento no processamento de diesel, superando a meta de 200 mil barris por dia, podendo chegar à marca de 260 mil.
Os óleos diesel, de acordo com a estatal, são as principais fontes de energia de máquinas e veículos para transporte de passageiros e de carga.
Uso de óleo diesel
- Veículos de transporte de passageiros e de cargas leves, pesados e extrapesados.
- Máquinas e veículos para uso agrícola, uso em mineração e em obras civis.
- Geradores de energia e máquinas em indústrias e em usinas térmicas para o sistema elétrico integrado, além de geradores de energia auxiliar e de emergência para uso local.
- Locomotivas de composições ferroviárias.