Petrobras aumenta o preço do diesel em R$ 0,25 por litro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras anunciou um novo reajuste no preço dos combustíveis vendidos para as distribuidoras. O preço médio de venda do diesel para as distribuidoras será de R$ 4,05 por litro, um aumento de R$ 0,25 por litro. Como é obrigatória a mistura de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel vendido aos postos, a parcela da Petrobras vai ser, em média, de R$ 3,56 a cada litro vendido na bomba.

Já o preço médio de venda gasolina será de R$ 2,81 por litro, com isso a redução será de R$ 0,12 por litro. Como existe uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro na composição da gasolina comercializada aos postos, a parcela da Petrobras vai ser, em média, de R$ 2,05 a cada litro vendido na bomba. Portanto, as alterações valerão a partir deste sábado (21).

Na variação acumulada no ano dos preços de venda da gasolina A e do diesel A para as distribuidoras, há uma redução de R$ 0,27 por litro de gasolina e de R$ 0,44 por litro de diesel.

Bomba de gasolina – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Segundo a Petrobras, os reajustes na gasolina e no diesel podem ser explicados por movimentos distintos no mercado e na estratégia comercial da estatal. No caso da gasolina, há o fim do período de maior demanda global, com maior disponibilidade e desvalorização do produto frente ao petróleo. No caso do diesel, a demanda global se mantém, com expectativa de alta sazonal. Como consequência, o produto possui mais valorização frente ao petróleo. 

Esforço da Petrobras para evitar volatilidade

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A companhia também reforçou que procura evitar o repasse da volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio para a sociedade brasileira, mas que também preserva um ambiente competitivo nos termos da legislação vigente.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a estratégia comercial adotada pela estatal está sendo bem-sucedida. “A Petrobras tem se tornado competitiva no mercado e evitar o repasse de volatilidade para o consumidor. Uma prova disto é que ao longo deste ano, mesmo com o valor do brent mais alto que no ano passado, os preços dos nossos produtos acumulam quedas, muito diferente do que aconteceu ao longo de 2022”, finalizou.

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