Petrobras aumenta o preço do diesel em R$ 0,25 por litro

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras anunciou um novo reajuste no preço dos combustíveis vendidos para as distribuidoras. O preço médio de venda do diesel para as distribuidoras será de R$ 4,05 por litro, um aumento de R$ 0,25 por litro. Como é obrigatória a mistura de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do diesel vendido aos postos, a parcela da Petrobras vai ser, em média, de R$ 3,56 a cada litro vendido na bomba.

Já o preço médio de venda gasolina será de R$ 2,81 por litro, com isso a redução será de R$ 0,12 por litro. Como existe uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro na composição da gasolina comercializada aos postos, a parcela da Petrobras vai ser, em média, de R$ 2,05 a cada litro vendido na bomba. Portanto, as alterações valerão a partir deste sábado (21).

Na variação acumulada no ano dos preços de venda da gasolina A e do diesel A para as distribuidoras, há uma redução de R$ 0,27 por litro de gasolina e de R$ 0,44 por litro de diesel.

Bomba de gasolina – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Segundo a Petrobras, os reajustes na gasolina e no diesel podem ser explicados por movimentos distintos no mercado e na estratégia comercial da estatal. No caso da gasolina, há o fim do período de maior demanda global, com maior disponibilidade e desvalorização do produto frente ao petróleo. No caso do diesel, a demanda global se mantém, com expectativa de alta sazonal. Como consequência, o produto possui mais valorização frente ao petróleo. 

Esforço da Petrobras para evitar volatilidade

Leia mais! Governo aumenta orçamento da Petrobras em R$ 317,3 milhões

A companhia também reforçou que procura evitar o repasse da volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio para a sociedade brasileira, mas que também preserva um ambiente competitivo nos termos da legislação vigente.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a estratégia comercial adotada pela estatal está sendo bem-sucedida. “A Petrobras tem se tornado competitiva no mercado e evitar o repasse de volatilidade para o consumidor. Uma prova disto é que ao longo deste ano, mesmo com o valor do brent mais alto que no ano passado, os preços dos nossos produtos acumulam quedas, muito diferente do que aconteceu ao longo de 2022”, finalizou.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais