Com o intuito de impulsionar a transição energética no Brasil, a Petrobras assinou com a WEG, empresa brasileira global de equipamentos eletroeletrônicos, para desenvolverem um aerogerador onshore de 7 megawatts (MW). A parceria foi divulgada nesta quarta-feira (13). A WEG prevê a produção em série deste equipamento a partir de 2025.
Segundo a Petrobras, em comunicado, o desenvolvimento da tecnologia trará impacto positivo para o futuro desenvolvimento da energia eólica offshore no Brasil. “Este projeto representa um marco importante para a Petrobras, pois aumentará seu conhecimento em tecnologia de energia eólica, além de contribuir com uma empresa que se destaca em inovação pelo desenvolvimento de soluções em eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica”, ressaltou o texto.
A Petrobras prevê investir, aproximadamente, R$ 130 milhões no projeto, que já está em andamento pela WEG. O acordo abrange o desenvolvimento de tecnologias para a produção dos componentes do aerogerador, adequados às condições eólicas brasileiras, bem como a construção e testes de um protótipo, com contrapartidas técnicas e comerciais para a Petrobras.