Início » Petrobras aguarda para março ofertas por quatro refinarias

Petrobras aguarda para março ofertas por quatro refinarias

A+A-
Reset

A Petrobras espera receber em março ofertas vinculantes de compra de quatro refinarias incluídas no programa de desinvestimento da empresa, anunciado em dezembro passado. A intenção da estatal é se desfazer de oito das 17 unidades que possui, com capacidade de processar 2,3 milhões de barris/dia.

O primeiro bloco a ser oferecido ao setor privado inclui as refinarias Abreu e Lima (RNEST), em Pernambuco; Landulpho Alves (RLAM), na Bahia; Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná; e Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul.

O segundo bloco compreende as refinarias Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais; Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas; Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará; e Unidade de Industrialização do Xisto (Six), no Paraná. A capacidade de refino das oito unidades é de 1,1 milhão de barris/dia.

Para o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Décio Oddone, há espaço para a construção de novas refinarias no país, devido ao déficit na balança comercial de combustíveis no país. Quem assumir as unidades que a Petrobras pretende vender poderá também investir na ampliação da capacidade de refino.

A Petrobras, que responde por 98% do mercado de refino nacional, elegeu como prioridade no momento investir na extração de petróleo, especialmente das reservas do pré-sal, aplicando nessa atividade os recursos disponíveis. A estatal também estuda vender a fatia restante (37,5%) do capital da BR Distribuidora.

Segundo Oddone, para garantir a expansão do parque de refino com novos investimentos, é preciso que se mantenha a paridade de preços com o mercado internacional de combustíveis.“Para construir refinarias, tem que haver investimentos. E para haver investimentos tem que haver atratividade. O preço tem que ser internacional. Não vejo como fugir dessa lógica”, disse.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais