Pequenas empresas poderão abater salário-maternidade de tributo. Entenda o projeto

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família aprovou um projeto de lei que permite as micro e pequenas empresas abaterem o salário-maternidade de qualquer tributo federal. Conforme a legislação atual, todas as seguradas do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) têm direito ao salário-maternidade. Entretanto, as empresas descontam esses valores durante o recolhimento da contribuição previdenciária.

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A relatora do projeto, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação do substitutivo da antiga Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio para o Projeto de Lei 125/11. A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) propôs o texto.

Este substitutivo, já aprovado, está vinculado ao Projeto de Lei 1219/11, originário do Senado. O texto propõe transferir o pagamento do salário-maternidade de algumas micro e pequenas empresas para a Previdência Social, mas acabou sendo rejeitado.

O próximo passo para essa proposta é a tramitação em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados. Mas ainda é necessária a análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Postagens relacionadas

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

TSE inicia julgamento que pode cassar Sergio Moro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais