Início » Pacote contra a inflação impulsionará exportações brasileiras, avalia Mapa
DestaqueEconomia
A+A-
Reset

Pacote contra a inflação impulsionará exportações brasileiras, avalia Mapa

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu o decreto de renovação, por mais um ano, do “Paquete contra la inflación y la carestia” (PACIC) no México. De acordo com a pasta, a medida visa combater à inflação no país. Além disso, isentar o imposto de importação aplicado para produtos que compõem o consumo das famílias mexicanas e tem se tornado um impulso para as exportações brasileiras. Nesse sentido, fortalecendo as relações comerciais entre os dois países.

A lista de produtos beneficiados pelo PACIC inclui itens como carne de aves, carne suína, carne bovina, milho, arroz e ovos – produtos nos quais o Brasil tem forte presença exportadora.

exportações brasileiras

Foto: Reprodução/Hub i4.0

Leia mais! Lula sanciona com vetos lei que controla agrotóxicos

Em 2023, o México se tornou o 5º principal parceiro comercial brasileiro, atrás da China, Estados Unidos, Argentina e União Europeia. Também neste ano, o México passou o Chile e o Paraguai, colocando-se como segundo principal destino das exportações agropecuárias brasileiras na América Latina.

Conforme o Mapa, a evolução deve-se à implementação do PACIC em maio de 2022. Nesse sentido, facilita a entrada de produtos brasileiros no mercado mexicano, em especial no setor agropecuário. Pois, há isenção temporária de impostos sobre importações de itens essenciais.

Leia mais! Desafios do agronegócio é discutido no Fórum de Brasília

Os dados de comércio entre janeiro e novembro de 2023 revelam que as exportações brasileiras agropecuárias para o México atingiram cerca de US$ 2,259 bilhões, sendo que mais de 90% desse valor corresponde a itens da lista de produtos beneficiados pelo pacote anti-inflacionário mexicano.

exportações brasileiras

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Com o PACIC, o Brasil passou a ser o segundo fornecedor de carne de aves ao mercado mexicano. O México é o décimo terceiro principal destino das exportações agropecuárias brasileiras. Portanto, possui participação de 1,7% no total exportado.

Leia mais! Bancada agro apresenta emendas ao orçamento de 2024. Saiba quais

Parceria comercial

No final de novembro deste ano, uma comitiva do Mapa, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, visitou o México para negociar a prorrogação do referido pacote em reuniões estratégicas.

Leia a íntegra do PACIC

– A renovação do PACIC é, portanto, uma vitória tanto para o agro brasileiro quanto para a economia familiar mexicana, reforçando a relação comercial entre os dois países e abrindo caminho para futuras oportunidades de crescimento e cooperação – finalizou Perosa.

 

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00