Início » PAC: é preciso captar recursos além do Tesouro, afirma diretor do BNDES

PAC: é preciso captar recursos além do Tesouro, afirma diretor do BNDES

A previsão orçamentária para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contém recursos do Orçamento da União, setor privado, empresas estatais e bancos públicos

A+A-
Reset

O Diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Nelson Henrique Barbosa Filho, defendeu a captação de recursos no mercado por parte de bancos de desenvolvimento para financiar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Diretor do BNDES fala sobre financiamento do PAC

Foto: Pedro França/Agência Senado

O diretor participou nesta terça-feira (23) de audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado. Anteriormente, o requerimento para realização da audiência alegou a necessidade de debater os investimentos e os desafios do programa. Principalmente considerando as regras do novo Arcabouço Fiscal, que limita a capacidade de investimento do Estado. 

— A gente precisa ter do nosso lado, captar, recursos que não dependem somente do Tesouro, tem outras fontes. Tem o crescimento do FAT [Fundo de Amparo ao Trabalhador], continua sendo a nossa principal fonte.

Além do FAT como fonte de recursos para o PAC, o diretor do BNDES lembrou os senadores do projeto de lei que cria a Letra de Crédito ao Desenvolvimento (PL 6235/23). Segundo o diretor, a ideia é ter um título doméstico somente para bancos de desenvolvimento como o próprio BNDES, BANDES, BDMG e BRDE. 

— Eles poderiam emitir um título como LCI e LCA, isento de imposto de renda, para que a gente possa fazer captação interna com algum incentivo tributário e a gente passa todo esse incentivo para o tomador, fazer uma captação de longo prazo.

Orçamento do PAC

De acordo as informações da Casa Civil, o financiamento do PAC é divido entre Orçamento Geral da União, iniciativa privada, empresas estatais e bancos públicos. Nesse contexto, a participação dos bancos públicos é de R$440 bilhões, com a maior parte dos recursos com origem no BNDES.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais