Início » Novo acordo de Itaipu Binacional deve ser firmado entre Brasil e Paraguai nos próximos dias, diz Lula
Economia
A+A-
Reset

Novo acordo de Itaipu Binacional deve ser firmado entre Brasil e Paraguai nos próximos dias, diz Lula

O presidente Lula (PT) afirmou, nesta segunda-feira (15), que uma nova versão do acordo entre Brasil e Paraguai, em relação às tarifas de Itaipu Binacional, está sendo reformulado. Portanto, o novo tratado deve ser anunciado nos próximos dias. Os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e de Relações Exteriores, Mauro Vieira, também participaram do encontro, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Sem dar muitos detalhes, de acordo com Lula, os novos termos estão sendo negociados de forma pensada para melhorar as relações comerciais entre os dois países. O presidente descreveu o acordo como uma prioridade para os próximos dias.

Leia mais! Aneel termina 2023 com aumento na geração de energia elétrica

– Precisamos fazer uma discussão profunda sobre o anexo C. Quando foi feito em Itaipu, o tratado, estabeleceu-se que ao vencer o acordo, 50 anos depois, nós iremos fazer uma revisão. Além disso, eu tenho muito interesse que isso seja feito o mais rápido possível – completou Lula.

Leia mais! Leilões de energia elétrica geraram R$ 40 bilhões

O antigo acordo de Itaipu definia as condições de suprimento de energia, o custo do serviço de eletricidade, a receita e outras disposições que compõem as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade da Itaipu Binacional.

Montagem de linhão de transmissão de energia elétrica. Macapá (AP) 13.09.2012 -

Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Usina de Itaipu

O Brasil e o Paraguai dividem, por igual, a energia elétrica produzida na usina. Contudo, o Brasil consome mais que o Paraguai. Nesse sentido, compra o excedente. Por isso, é do interesse do governo paraguaio um aumento da tarifa, porém isso afetaria as contas brasileiras.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00