No G20, Haddad propõe discussão sobre reforma da governança global

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pontuou que o Brasil propôs discussões sobre o combate à fome, a promoção do desenvolvimento sustentável e uma reforma da governança global. A fala ocorreu, nesta quarta-feira (28), na abertura da primeira reunião dos ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20.

Fernando Haddad – Foto: Washington Costa/MF

– Vamos começar com um debate sobre estratégias para integrar a análise de desigualdades como uma preocupação fundamental de políticas macroeconômicas. Acreditamos que a desigualdade não deve ser apenas tratada como uma preocupação social, um mero corolário da política econômica – apontou o ministro.

Haddad lembrou ainda das duas forças-tarefa propostas pelo presidente Lula para o G20 em 2024. Sendo elas: a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, e a Mobilização Global Contra a Mudança do Clima. De acordo com o chefe da pasta, é preciso entender a mudança climática e a pobreza como desafios verdadeiramente globais. – A serem enfrentados por meio de uma nova globalização socioambiental – acrescentou Haddad.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, coordenará na tarde desta quarta-feira (28) os debates sobre a atual conjuntura macroeconômica, bem como a estabilidade financeira internacional. Ou seja, temas centrais da trilha financeira do G20.

Roberto Campos Neto – Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Essa é a segunda reunião da trilha financeira do G20, já com a presidência brasileira do bloco econômico. O evento acontece em São Paulo, até esta quinta-feira (29). Contudo, na sexta-feira (1º), a expectativa é que saia um comunicado do grupo, sobre o que foi discutido na semana de reuniões.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais