Nascidos em fevereiro recebem abono salarial a partir desta sexta

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os trabalhadores nascidos em fevereiro começam a receber o abono salarial nesta sexta-feira (15). O valor depende dos dias de trabalho no ano-base 2022. No total, são R$1,17 bilhão de recursos para o abono salarial neste mês.

Nascidos em fevereiro podem receber abono a partir desta sexta (15). Foto: José Cruz/Agência Brasil

Leia mais! MTE: confira os valores e as datas de pagamento do abono salarial

Quem possui conta corrente ou poupança na Caixa recebe automaticamente o valor e os demais beneficiários o recebem por meio da poupança social. O saque ainda pode ser feito com o cartão social em unidades lotéricas, em correspondentes Caixa Aqui ou nas agências do banco. 

Abono Salarial

A Lei n° 7.998/90 instituiu o abono salarial, equivalente ao valor de no máximo um salário mínimo. O calendário de pagamento para trabalhadores habilitados a receberem o abono é de responsabilidade do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realiza a habilitação do cidadão ao benefício. Os recursos são de origem do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o pagamento cabe à Caixa. 

Requisitos

Para receber o benefício, é preciso a inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Além disso, é necessário que o beneficiário tenha trabalhado formalmente pelo menos por 30 dias em 2022. Há também o requisito censitário de renda mensal de até dois salários mínimos.  Por parte do empregador, o direito depende do cadastro de informações na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

Leia mais! Abono salarial do calendário 2024 começa a ser pago em fevereiro

Acesse este link para tirar dúvidas nos canais de atendimento do MTE.

Com informações de Agência Brasil.

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais