Início » Ministério prorroga prazo para cadastro em leilão de energia

Ministério prorroga prazo para cadastro em leilão de energia

A+A-
Reset

O Ministério de Minas e Energia prorrogou o prazo para o cadastro de projetos de geração que pretendam participar do Leilão de Compra de Energia Elétrica Proveniente de Empreendimentos Novos de Geração (Leilão A-4, de 2022).

Pela Portaria nº 36/22, o ministério autorizou o cadastramento de projetos na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) até as 12h de hoje (24), conforme instruções disponíveis no site da empresa. Poderão participar empreendimentos eólicos, fotovoltaicos, termelétricos e hidrelétricos.

Linhas de transmissão

O Ministério de Minas e Energia já começou a estruturar o primeiro leilão de transmissão de 2023, que deve acontecer em junho, informou o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Paulo Cesar Domingues.

Conforme estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o aumento da capacidade de intercâmbio de energia entre as regiões Norte-Nordeste e Sudeste-Centro-Oeste exigirá investimentos de R$ 18,2 bilhões em projetos de transmissão até 2030.

“A solução planejada permitirá atender a oferta de geração renovável da Região Nordeste”, disse o secretário em evento on-line promovido pela EPE e pelo ministério. Domingues acrescentou que os empreendimentos previstos no estudo serão incluídos no plano de outorgas de transmissão do governo no mês que vem.

O estudo da EPE prevê a construção de 6.600 quilômetros de linhas de transmissão e quatro novas subestações até 2030. As recomendações envolvem expansões da malha de transmissão entre o norte da Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. O relatório levou em consideração a possibilidade de o Nordeste chegar a 72 gigawatts (GW) de capacidade instalada de geração até 2033.



Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais