Início » Ministério de Minas e Energia participa de congresso sobre energia solar

Ministério de Minas e Energia participa de congresso sobre energia solar

A+A-
Reset

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Cesar Domingues, participou na última segunda-feira (18) do Congresso Intersolar South America 2021. Realizado de 18 a 20 de outubro em São Paulo, o Intersolar é a maior feira do setor na América do Sul, reunindo especialistas para tratar de temas atuais em energia fotovoltaica.

Durante o evento, o secretário destacou o papel da energia solar fotovoltaica na matriz de energia elétrica brasileira e as oportunidades e desafios da fonte. Segundo Paulo Cesar, o crescimento dessa fonte tem sido vertiginoso não só no Brasil, mas também no mundo.

“A energia solar era praticamente inexistente no Brasil há cinco anos atrás. A capacidade instalada era irrelevante. Atualmente, já estamos em vias de alcançar a capacidade instalada de 11 GW, considerando a solar centralizada e a distribuída, número próximo da capacidade da maior hidrelétrica puramente brasileira, que é a Usina de Belo Monte”, disse.

Atualmente, o Brasil ocupa a 14ª posição no ranking mundial de capacidade instalada em energia solar e, mantido esse crescimento, em pouco tempo figurará entre os dez primeiros. O governo tem incentivado o desenvolvimento da tecnologia no país com medidas como zerar impostos de importação para equipamentos de energia solar. Além disso, há linhas especiais de crédito para o financiamento de equipamentos ou para a construção de usinas de geração de energia solar.


Cliente Arko fica sabendo primeiro

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais