Início » Metas fiscais são ousadas, mas vamos continuar com o esforço de cumprir, diz Padilha

Metas fiscais são ousadas, mas vamos continuar com o esforço de cumprir, diz Padilha

A+A-
Reset
Economia

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), falou que o governo “continuará perseguindo as metas relacionadas à responsabilidade fiscal”. Responsável pela articulação política do governo, Padilha também ressaltou que “metas fiscais são ousadas, mas vamos continuar com o esforço de cumprir”. As declarações ocorreram, nesta quinta-feira (9), em visita ao Congresso.

De acordo com Padilha, o governo trabalha para fechar o ano com crescimento do PIB em 3%, desemprego abaixo de 8% e inflação dentro da meta.

Lula e as metas fiscais

No dia 27 de outubro, durante um café da manhã com a imprensa, o presidente Lula afirmou que o governo, “dificilmente”, será capaz de cumprir a meta fiscal para o próximo ano. “Nós dificilmente chegaremos à meta zero, até porque não quero fazer cortes em investimentos de obras”, enfatizou.

Ele ainda disse que reconhece o esforço e a dedicação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em querer cumprir a meta fiscal. Contudo, frisou que o objetivo não precisa ser zero. De acordo com Lula, a imposição de que a meta fiscal seja atingida é devido às exigências do mercado.

metas fiscais

Lula e Haddad – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“O que eu posso dizer sobre a meta fiscal é que ela não precisa ser zero, a gente não precisa disso. Muitas vezes o mercado é ganancioso e fica cobrando uma meta que eles sabem que não vai ser cumprida”, pontuou Lula.

Leia mais! LDO é votada na semana que vem, diz Danilo Forte

Leia mais! “Minha meta está mantida”, reforça Haddad

À época, as falas do presidente repercutiram negativamente no mercado financeiro. As bolsas de valores ficaram instáveis após o discurso. Diante disso, o dólar que estava caindo até o início da tarde, fechou com alta de 0,46%. Já o Ibovespa despencou 131.301 pontos.

Congresso Nacionaldéficit zerofernando haddadLulaministério das Relações Exteriores

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais