Início » Mercosul: Senado aprova acordo para facilitar livre circulação de bens

Mercosul: Senado aprova acordo para facilitar livre circulação de bens

A+A-
Reset
Economia

O Senado aprovou em plenário, nessa quarta-feira (20), o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que trata do Acordo sobre Facilitação do Comércio do Mercosul (AFC-Mercosul). O texto aborda a simplificação e a automatização dos procedimentos aduaneiros nacionais, o acesso à informação por importadores e exportadores e a operação de guichês únicos de comércio exterior. 

O PDL 164/2022, de autoria da Câmara dos Deputados, regulamenta o acordo pelo Conselho do Mercado Comum do Mercosul na cidade de Bento Gonçalves (RS) em dezembro de 2019. Após revisão por parte do plenário do Senado, a matéria vai à promulgação sem necessidade de sanção presidencial.

Mercosul

Foto: Freepik

Segundo o relator da matéria no Senado, Cid Gomes (PDT-CE), o comércio internacional é favorecido a partir de simplificação, harmonização, transparência e padronização. Por isso, o texto também prevê a implementação conjunta do Sistema Informático de Trânsito Internacional Aduaneiro e a promoção do Programa Operador Econômico Autorizado para agilizar o relacionamento com operadores frequentes e de baixo risco.

Leia mais! “Europa precisa decidir se aceita o acordo de livre comércio com o Mercosul”, pontuou Lula

Projeto de Decreto Legislativo

Um projeto de decreto legislativo regula as matérias de competência exclusiva do Poder Legislativo, sem necessidade de sanção do presidente da República. Em geral, a Câmara é autora dos projetos e o Senado funciona como Casa revisora, mas pode ser feito o caminho inverso em casos de projetos com autoria de senadores. 

Os projetos de decreto legislativo são aprovados com maioria de votos. Para isso, é necessário que a maioria absoluta dos deputados (257) esteja presente no Plenário.

Câmara dos Deputadoscirculação de benseconomia brasileiraMercosulSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais