O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou a abertura de mercado brasileiro no Butão, na Ásia Meridional, para as exportações brasileiras de carnes de aves. De acordo com a pasta, o ano de 2023 se encerra com 78 novos mercados em 39 países.
De janeiro a novembro do ano passado, o Brasil registrou exportações no valor de aproximadamente US$ 3,09 milhões para o Butão. Nesse sentido, o montante é quase duas vezes superior ao total exportado durante 2022. Entre os produtos enviados, a carne destacou-se como o item principal, de acordo com o ministério.
Leia mais! Lula sanciona com vetos lei que controla agrotóxicos
O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, fala sobre o novo mercado e os dados divulgados pelo ministério.
– Esse recorde, com as novas aberturas de mercado, é resultado da retomada do diálogo internacional e das relações diplomáticas. Isso cria novas oportunidades para produtores do agro nacional exportarem dezenas de produtos. Além disso, acessarem destinos até então inéditos, gerando renda e emprego em todo o país – destacou Roberto.
Principais mercados
Entre os principais mercados alcançados no ano, destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente. Além do algodão brasileiro, no Egito, e frutos de mamão “papaya” que, agora podem ser apreciados também no Chile.
Leia mais! Exportações do agronegócio somam US$13,38 bilhões em outubro
As concessões sanitárias enviadas por cada país parceiro são frutos do esforço do Mapa na elaboração de informações técnicas e nas negociações internacionais que resultaram no acordo de requisitos sanitários e fitossanitários. De acordo com a pasta, essas concessões permitiram a comercialização das mercadorias e as parcerias em 2023.
Ainda, a pasta destaca para a presença da adidância agrícola que é fundamental para identificar oportunidades para comercialização dos produtos nacionais, bem como para atrair investidores estrangeiros. Além disso, implica na superação de barreiras às exportações brasileiras.
Produções da agricultura
Além dos mercados externos, o Mapa conseguiu suspender o embargo à importação de carne bovina brasileira na China. Além disso, a aceitação dos estoques de carne produzidos antes do início do embargo.
– Também obtivemos o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro ao mercado chinês – informa o ministério.
Leia mais! Desafios do agronegócio é discutido no Fórum de Brasília
No Chile e em Cuba, foram celebrados acordo de cooperação para adoção do sistema de “pre-listing”. Portanto, para habilitação de estabelecimentos exportadores.
Já no Reino Unido, houve a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos pela autoridade do país exportador (pre-listing). Além disso, ocorreu a retirada dos controles reforçados na inspeção britânica de carregamentos de produtos de origem animal do Brasil.