Início » Mais ricos estão adquirindo cada vez mais renda no Brasil
Economia
A+A-
Reset

Mais ricos estão adquirindo cada vez mais renda no Brasil

A Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), com base no imposto de renda, afirma que os mais ricos estão adquirindo cada vez mais renda no Brasil. O estudo é do economista Sérgio Wulff Gobetti, que observou que em pouco tempo houve alto crescimento da renda dos muito ricos.

O aumento foi a um ritmo duas a três vezes maior do que a média registrada por 95% dos brasileiros.

Mais ricos estão concentrando cada vez mais renda no Brasil

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

– O que, ao que tudo indica, a confirmar-se por estudos complementares, elevou o nível de concentração de renda no topo da pirâmide para um novo recorde histórico, depois de uma década de relativa estabilidade da desigualdade – mostra a pesquisa.

Leia mais! Cinco mais ricos do mundo ganham US$ 14 milhões por hora

O levantamento divide os estratos em o milésimo (0,1%) mais rico, o 1% mais rico, os 5% mais ricos e os 95% de adultos. – E o que se vê é que, além dos mais ricos terem, em média, maior crescimento de renda do que a base da pirâmide. Além disso, a performance é tanto maior quanto maior é o nível de riqueza – pontuou o pesquisador.

Pobres e ricos

A maioria da população adulta teve um crescimento nominal médio de 33% em sua renda no período de cinco anos. Contudo, a variação registrada pelos mais ricos foi de 51%, 67% e 87% nos estratos mais seletos. Além disso entre os 15 mil milionários que compõe o 0,01% mais rico, o crescimento foi ainda maior: 96%.

ricos

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Leia mais! Pesquisa revela, desoneração da folha não beneficia os que mais empregam no país

Como resultado disso, a proporção do bolo apropriada pelos 1% mais rico da sociedade brasileira cresceu de 20,4%. Contudo,  mais de quatro quintos dessa renda foi absorvida pelo milésimo mais rico. Constituído por 153 mil adultos com renda média mensal de R$ 441 mil em 2022.

A analise com base nos dados do imposto de renda podem ajudar a refletir sobre o processo de reconcentração de renda no Brasil e sobre os vetores que mais contribuem para isso. No caso, os rendimentos isentos ou subtributados que se destacam como fonte de remuneração principal entre os super ricos.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais

-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00