O presidente Lula confirmou o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes como presidente da Caixa Econômica Federal. Ele sucederá Rita Serrano. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (25), após reunião com Rita no Planalto.
Além de servidor de carreira do banco, Carlos Vieira já presidiu o fundo de pensão dos funcionários da Caixa (Funcef). Além disso foi diretor presidente da BRB Crédito. Mas a indicação é parte do acordo costurado entre Governo Federal e Arthur Lira (PP-AL) para angariar apoio no Congresso Nacional.
A oficialização da troca acontece após o retorno de Lira ao Brasil, que estava em agenda internacional, e a recuperação de Lula, que se submeteu a procedimentos cirúrgicos. Além disso o momento também coincide com o adiamento da votação do PL de offshores e, a partir do anúncio, Lula espera dar sequência às pautas de interesse do governo na Câmara.
Quem é o novo presidente da Caixa Econômica?
Carlos Vieira foi jovem aprendiz no Banco do Brasil (BB) na década de 70. Assim, ele começou a sua trajetória profissional. Economista e natural da Paraíba, teve a sua vida política sempre muito movimentada. Assim, desde 2012, exerce cargos de confiança na Esplanada dos Ministérios.
Leia também! Quem é Carlos Vieira, o mais cotado para presidente da Caixa Econômica
No primeiro mandato da ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT), ele assumiu a secretaria executiva do Ministério das Cidades. Na época, o ministro da pasta era o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), aliado de Lira.
A posse de Carlos Vieira na Caixa Econômica Federal ainda não tem data marcada.
Confira a íntegra da nota de Lula
Nomeação de novo presidente da Caixa Econômica Federal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quarta-feira (25/10), com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo.
Serrano cumpriu na sua gestão uma missão importante de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa Econômica Federal, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio.
Na gestão de Serrano foram inauguradas 74 salas de atendimento para prefeitos em todo o país, cumprindo um compromisso de campanha. O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas.
Secretaria de Imprensa
SECOM