Início » Lira diz que Reforma Tributária pode ter dois relatores

Lira diz que Reforma Tributária pode ter dois relatores

As decisões em torno da regulamentação da reforma tributária terão um impacto significativo no sistema fiscal do Brasil

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou que a regulamentação da reforma tributária na Casa pode ter dois relatores. De acordo com Lira, essa abordagem seria justificada porque, teoricamente, haveriam dois projetos relacionados à matéria. A proposta do governo deve incluir três textos para regulamentação, sendo dois projetos de lei complementar (PLPs) e um projeto de lei ordinária.

reforma tributária

Arthur Lira – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

– É uma matéria sensível. Às vezes ao escolher só um relator discricionariamente você pode perder a oportunidade de ter pessoas ali próximas capazes de participar dos debates e arrumar soluções – defendeu Lira. As falas ocorreram, nesta quarta-feira (24), em evento da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Lira sugeriu uma segunda opção para o processo de regulamentação da reforma tributária. Um envolve dividir os textos em projetos menores para discussão em grupos compostos por cerca de cinco congressistas. Ele espera receber a primeira proposta sobre o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), ainda nesta quarta. Além disso, planeja discutir as opções com os líderes após a apresentação dos textos pelo governo.

Nessa terça-feira (23), o presidente Lula (PT) expressou sua preferência por manter Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como relator na regulamentação da reforma tributária. Entretanto, ressaltou que a decisão final é de Lira. A vontade de Lula destaca a importância de ter uma liderança sólida no processo de regulamentação para garantir que as mudanças na estrutura tributária sejam bem gerenciadas.

Reforma tributária, aguinaldo ribeiro

Aguinaldo Ribeiro – Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil

Contudo, Lira descartou a possibilidade e afirmou – temos outros deputados competentes que desejam relatar essas matérias -.

Reforma tributária e o impacto no sistema fiscal

As decisões em torno da regulamentação da reforma tributária terão um impacto significativo no sistema fiscal do Brasil. A abordagem de dois relatores ou a divisão em grupos menores pode ajudar a agilizar as discussões. Além disso, permitir um processo mais eficiente e colaborativo.

Arthur LiraCâmara dos DeputadosEconomiaO BrasilianistaReforma Tributária

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais