Leilão: Governo Federal investe R$ 15,7 bilhões em concessão de linhas de transmissão

Foto: Freepik

O Governo Federal assina os contratos de concessão do primeiro Leilão de Linhas de Transmissão de 2023. Os contratos, que ocorreram em junho, contam com o investimento de R$ 15,7 bilhões de reais. Este leilão tem o objetivo de promover mais de 6 mil quilômetros de linhas de transmissão em seis estados do país. A expectativa é criar 60 mil empregos diretos e indiretos.

Ao todo, foram vendidos nove lotes, com 50,97% de deságio médio sobre as Receitas Anuais Previstas para os agentes vencedores. Juntos, os lotes preveem a construção, operação e manutenção de 6.184 quilômetros de linhas de transmissão e subestações com capacidade de transformação de 400 megavolt-ampères (MVA).

Foto: Freepik

Serão 33 empreendimentos a serem construídos na Bahia, no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, em Pernambuco e em Sergipe. O prazo para operação comercial dos empreendimentos varia de 36 a 66 meses, para concessões por 30 anos, contados a partir da celebração dos contratos.

Leia mais! Acordo para PL do Desenrola prevê votação na próxima semana

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) participam da construção do Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica. Este documento contém as instalações planejadas para o sistema elétrico brasileiro para os próximos cinco anos.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais