Acordo para PL do Desenrola prevê votação na próxima semana

Prazo para negociar dívidas com Desenrola Brasil se aproxima do fim- Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Foi negociado um acordo com a Fazenda e o relator do projeto que trata do Desenrola, senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL). O entendimento prevê a inclusão de análise do texto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a ser realizada em sessão extraordinária nesta quinta-feira (28). A votação em plenário será na próxima semana, segunda-feira (2) ou terça-feira (3). 

Um novo parecer será apresentado na CAE amanhã, contemplando duas mudanças ao texto. A pressa deve-se ao fato de que a MP 1176/23, que instituiu o programa, perde validade no dia 3 de outubro, próxima terça. Por isso, é importante votar o projeto antes do final da validade da medida provisória. A matéria também trata do limite de juros para cartões de crédito.

O relator Rodrigo Cunha sinalizou a alteração de alguns pontos do projeto. As mudanças serão feitas de maneira a evitar o retorno da matéria à Câmara dos Deputados. A principal mudança é a imposição de um teto aos juros do cartão de crédito.

Foto: Freepik

Segundo Rodrigo, é necessário um ajuste para deixar mais claro ao Conselho Monetário Nacional (CMN) a imposição de um teto para a cobrança de juros rotativos nas dívidas de cartão de crédito, sendo de 100% no prazo de 1 ano. A alteração seria feita via emenda de redação, não implicando necessidade no retorno à Câmara.

Desenrola x Fies

Outra decisão do relator é de não incluir a renegociação de dívidas do Fies, ponto que será tratado em outro projeto de lei, conforme acordado com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais). A possibilidade de inserir o Fies no texto causava grande preocupação à equipe econômica.

Leia mais! Comissão do Senado aprova marco temporal

O relator é pressionado pelo governo para que aprove a matéria antes de 3 de outubro, data em que expira a Medida Provisória sobre o tema (MP 1176/23).

Postagens relacionadas

Governadores defendem reforma administrativa durante evento em Nova Iorque

Inteligência artificial poderá redigir sentenças no STF, diz Barroso

Chuvas no RS: Brics destinará mais de R$ 5,7 bilhões para reconstrução do estado

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais