Início » Jornada de trabalho menor: Congresso Nacional debate o tema em 2024

Jornada de trabalho menor: Congresso Nacional debate o tema em 2024

A+A-
Reset

O Congresso Nacional deve voltar a analisar a possibilidade de redução de jornada de trabalho em 2024. Apesar de ser tema em diversos projetos desde 1995 no Congresso Nacional, o assunto ganhou força nos últimos anos com as mudanças tecnológicas, sociais e econômicas. 

Em dezembro do ano passado, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou o projeto que trata da possibilidade da redução de horas trabalhadas diária ou semanalmente, sem redução da remuneração. O dispositivo constaria na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Leia mais! Inteligência artificial afetará 40% dos empregos no mundo, revela FMI

Atualmente, a CLT prevê o regime de tempo parcial de 30 horas semanais. Por sua vez, a Constituição estabelece como jornada máxima 44 horas semanais. Com isso, há a possibilidade dessa negociação da redução da jornada até 30 horas, desde que não ocorra redução salarial e o empregador, o sindicato e o empregado estejam de acordo. 

Jornada de trabalho

Senado aprovou PL, mas PEC sem relator. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A aprovação da proposta no Senado foi por decisão terminativa e deve seguir para a Câmara dos Deputados. No entanto, caso pelo menos nove senadores apresentem recurso, o regimento exige análise no Plenário do Senado. 

Leia mais! Após queda, prévia do PIB fica estável em novembro

Além do PL, há uma Proposta de Emenda à Constituição que  estabelece 8 horas diárias como duração máxima. Além disso, nesta medida, a jornada de trabalho não pode ser superior a 40 horas semanais e diminuirá em uma hora por ano até o limite de 36 horas. A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ainda sem relator.

Jornada de trabalho em outros países

Além do Brasil, países como Espanha, Reino Unido, França, Portugal e Japão debatem o tema. Na Espanha, há uma proposta para reduzir a jornada para quatro dias.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), Holanda, Bélgica, Dinamarca e Alemanha conduzem experiências no assunto, chegando a cerca de 32 horas semanais a jornada de trabalho em algumas dessas nações. O Chile aprovou, em 2023, a redução da semana de trabalho de 45 para 40 horas. O corte no expediente será gradual e alcançará as 40 horas semanais em 2028.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais