Consumo das famílias fica estável em novembro, diz CNC

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) se manteve estável em novembro deste ano, na comparação com o mês anterior. De acordo com a CNC, o indicador corresponde a 104,9 pontos, em uma tabela de 0 a 200 pontos.

Ao todo, foram analisados sete componentes, porém só cinco tiveram resultados positivos em relação a outubro deste ano. O destaque ficou para a avaliação sobre o acesso ao crédito (0,4%). Conforme o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar da queda dos juros trazer um impulso positivo às condições de acesso ao crédito, bem como a preocupação com a inadimplência. Além disso, a redução do crédito no mercado impactou negativamente o indicador.

Leia também! Estamos perdendo a Amazônia pelo crime organizado, diz Barroso

“Em meio a essa dicotomia, a pesquisa constata que mais de um terço dos consumidores relatam dificuldade para obter crédito, o que demonstra uma delicada balança entre oportunidade e restrição neste contexto econômico”, afirma José Roberto.

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Apenas dois componentes tiveram queda, conforme a pesquisa. A perspectiva profissional reduziu 0,5% e perspectiva de consumo 0,9%.

Leia também! Poder judiciário tem bastante gente e custa caro, afirma Barroso

Na comparação com novembro de 2022, a ICF teve alta de 17,9%, com resultados positivos para todos os componentes: emprego atual (10,3%), renda atual (17,5%), nível de consumo atual (23,5%), perspectiva profissional (11,6%), perspectiva de consumo (24%), acesso ao crédito (7,5%) e momento para a compra de bens duráveis (51,1%).

Postagens relacionadas

Lula anuncia Pix de R$ 5,1 mil para famílias atingidas pelas chuvas no RS

Atividade econômica aumenta 1,08% no primeiro trimestre, mostra BC

PF faz teste de segurança em urnas eletrônicas para as eleições de 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais