Início » INSS inicia pagamento do décimo terceiro antecipado para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

INSS inicia pagamento do décimo terceiro antecipado para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

O pagamento do décimo terceiro ocorrerá até 8 de maio, seguindo uma programação baseada no último dígito do NIS

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recebem mais de um salário mínimo, começam a receber a antecipação do décimo terceiro salário nesta quinta-feira (2). O pagamento ocorrerá até 8 de maio, seguindo uma programação baseada no último dígito do Número de Inscrição Social (NIS). Esta é a primeira parcela da antecipação do décimo terceiro, que beneficia milhões de segurados do INSS.

décimo terceiro

Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Contudo, os beneficiários do INSS que recebem um salário mínimo, a antecipação do décimo terceiro iniciou no dia 24 de abril e também vai até 8 de maio. No total, cerca de 33,6 milhões de segurados do INSS receberão a primeira parcela do benefício. É importante lembrar que essa antecipação do décimo terceiro salário é uma injeção significativa de recursos na economia, com estimativas de R$ 67,6 bilhões no total. Entretanto, somente R$ 33,68 bilhões são referentes à primeira parcela.

Os segurados podem consultar detalhes sobre o valor, bem como as datas do pagamento do décimo terceiro usando o aplicativo Meu INSS ou por meio do site gov.br/meuinss. Para quem não tem acesso à internet, a consulta pode ser feita pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. A consulta por telefone é necessário informar o número do CPF e confirmar alguns dados pessoais.

Vale destacar que a maioria dos aposentados e pensionistas do INSS receberá 50% do décimo terceiro salário na primeira parcela. Exceto, aqueles que começaram a receber benefícios após janeiro, que terão o valor do benefício calculado proporcionalmente.

décimo terceiro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Além disso, segurados com valores a receber por incapacidade temporária (auxílio-doença) recebem uma parcela menor do 13º, conforme a duração do benefício. No entanto, quem recebe benefícios assistenciais, como o Bolsa Família, não tem direito ao benefício.

décimo terceiroEconomiaINSSO Brasilianista

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais