INSS inicia pagamento da segunda parcela do décimo terceiro nesta segunda

Aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo já podem consultar o calendário de pagamento da segunda parcela do décimo terceiro. O crédito começa, nesta segunda-feira (3), e vai até o próximo dia 7, segundo o cronograma definido pelo dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

INSS paga segunda parcela do 13º a quem recebe acima do mínimo – Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil

Para quem recebe até um salário mínimo, o pagamento da segunda parcela teve início no dia 24 de maio e segue até o dia 8 de junho. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mais de 33,6 milhões de pessoas serão beneficiadas pelo pagamento antecipado do décimo terceiro.

Sendo assim, você pode consultar o valor e a data de pagamento pelo aplicativo Meu INSS, no site gov.br/meuinss ou pelo telefone 135. Para atendimento telefônico, é necessário ter em maios o CPF e informar alguns dados.

O INSS paga o benefício aos segurados antes das datas tradicionais, em agosto e dezembro, pelo quinto ano consecutivo. De acordo com o órgão, a antecipação, iniciada em 2020 devido à pandemia de covid-19, surge como uma maneira de auxiliar os aposentados e pensionistas no custeio de despesas.

No entanto, vale lembrar que nem todos receberão o valor integral na segunda parcela. Quem passou a receber o pagamento após janeiro terá o valor calculado proporcionalmente. Já os segurados que recebem auxílio-doença têm direito a uma parcela menor, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, o décimo terceiro não é pago aos beneficiários de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Confira as  informações sobre o pagamento do décimo terceiro:

  • Quem recebe: aposentados, pensionistas e segurados que recebem auxílio-doença.
  • Valor: 50% do valor total do décimo terceiro para a maioria dos beneficiários. Cálculo proporcional para quem começou a receber o benefício após janeiro e valor reduzido para quem recebe auxílio-doença.
  • Consulta: aplicativo Meu INSS, site gov.br/meuinss ou telefone 135.
  • Datas de pagamento:
    • Até 1 salário mínimo: 24 de maio a 8 de junho;
    • Acima de 1 salário mínimo: 3 a 7 de junho (conforme dígito final do NIS).

Postagens relacionadas

Simone Tebet vai ao Senado nesta terça para debater novo PAC

Câmara debate transição energética com Executivo nesta sexta 

Dólar em alta: entenda como as declarações de Lula sobre Banco Central afetam o câmbio

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais