De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no comércio brasileiro recuaram 0,2% em agosto na comparação com julho. Por ser bem próximo de zero, o resultado é considerado estável. O dado faz parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (18). Já em relação a agosto de 2022, o volume de vendas cresceu 2,3%. No acumulado de 12 meses, a alta é de 1,7%.
Dos oito meses apurados este ano, foram quatro de estabilidade e três de volatilidade baixa, conforme explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos. “A leitura para agosto é estabilidade, após um alta de baixa amplitude (0,7%) em julho”, acrescentou.
De acordo com a mostra, quatro dos oito setores pesquisados tiveram números negativos: outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,8%), livros, jornais, revistas e papelaria (-3,2%), móveis e eletrodomésticos (-2,2%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,4%).
Portanto, “ao longo do ano, até agosto, grandes cadeias de lojas vivem crises contábeis e estão passando por redução no número de lojas”, explicou Cristiano Santos sobre a queda nas vendas.
No azul ficaram os setores hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%), combustíveis e lubrificantes (0,9%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (0,2%), bem como artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%).
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Desaceleração da inflação
Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo apresentaram a terceira alta seguida. “Isso tem a ver com a desaceleração da inflação na parte alimentícia. O efeito da inflação acaba tendo impacto na atividade, com maior renda para o consumidor adquirir produtos”, informa Cristiano.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, as vendas recuaram 1,3% na comparação com julho, mas apresentaram crescimento de 2,7% no acumulado de 12 meses.