Hidrogênio verde: Governo teme que lei aumente conta de energia

Ainda como parte da chamada “pauta verde”, com temas ambientais, governo e Congresso Nacional tentam avançar no regulamento para produção e a extração de hidrogênio. Mas apesar da vontade de avançar com o tema, o Marco Legal do Hidrogênio enfrenta embaraços políticos no Parlamento.

Foto: reprodução/unsplash

Leia mais! Comissão discute projeto que cria marco legal de jogos eletrônicos

A principal definição pendente é sobre os incentivos que o governo dará para empresas que decidirem investir no setor. Além disso, o texto do Senado prevê que os investimentos em hidrogênio sejam isentos de encargos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), importante para a definição das tarifas de energia. Contudo, o uso CDE preocupa o governo, que avalia que isso poderia afetar a conta de energia do cidadão.

– Nossa contribuição [do Ministério de Minas e Energia] é em uma discussão muito conhecida do setor, que é a preocupação com o tamanho da CDE. É uma conta que pressiona as tarifas de energia e que o ministro Alexandre Silveira (PSD) já sinalizou que quer trabalhar a justiça tarifária. Tudo aquilo que coloca no CDE vai parar na tarifa de energia. Contudo,  nosso papel é de contribuir com a discussão – explica o secretário de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral.

Câmara e Senado

Além da definição do conteúdo, Câmara dos Deputados e Senado Federal buscam um acordo sobre o rito de tramitação da proposta. Isso porque, enquanto a Câmara analisava um projeto (PL 2308/23), o Senado trabalhava em outro (PL 5.816/2023). A definição de qual das duas propostas vai seguir adiante é importante porque a Casa onde um projeto iniciou sua tramitação será também a que dará a palavra final no texto que irá para a sanção presidencial.

O que é o hidrogênio verde

Leia mais! Governo Lula pretende acabar com o saque-aniversário do FGTS: entenda o que está em jogo

O hidrogênio é um combustível que pode ser obtido da aplicação de correntes elétricas na água, separando o oxigênio do hidrogênio. Além disso, ele pode ser utilizado como alternativa para os combustíveis fósseis em carros, navios e aeronaves. O hidrogênio enquanto combustível pode ser classificado em diferentes cores, a depender da fonte de energia usada para a produção. Ele é chamado de “verde” quando é produzido usando energia limpa, como eólica ou solar.

Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Chuvas no RS: governo antecipará restituição do IR para os gaúchos

Legalização de jogos de azar no Brasil gera divergências em debate na CCJ

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais