Fernando Haddad – Foto: Washington Costa/MFSão Paulo sediará a primeira reunião em nível ministerial da Trilha de Finanças do G20, nos dias 28 e 29 de fevereiro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, representarão o Brasil. A assembleia será composta pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 principais economias mundiais, além da União Africana e União Europeia.
Além disso, antes deste encontro do G20, haverá a segunda reunião de deputies, representantes em nível vice-ministerial de Finanças e bancos centrais, em São Paulo, nos dias 26 e 27. Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda e coordenadora da Trilha de Finanças, representará o Brasil nesse encontro. O objetivo da agenda da Trilha de Finanças do G20 é sobre o papel das políticas públicas na redução das desigualdades. Pauta que está alinhada com as prioridades do Brasil no G20.
Durante a reunião ministerial, serão abordadas as perspectivas globais sobre aspectos macroeconômicos, incluindo crescimento, emprego, inflação e estabilidade financeira. Os debates visam encontrar melhores práticas para lidar com questões como a crescente dívida global, bem como o financiamento para o desenvolvimento sustentável. Além disso, a taxação internacional e o futuro do setor financeiro. Portanto, o encontro reforça o compromisso do Brasil no G20 em buscar soluções por meio do diálogo entre as trilhas.
Agenda internacional do G20
Com a confirmação de 27 delegações, incluindo representantes de alto nível de organizações e bancos internacionais, como a Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, e a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, a primeira reunião de Ministros de Finanças e Presidentes de Bancos Centrais do G20 promete ser um evento de destaque na agenda internacional.