O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta terça-feira (26), que o governo elabora um programa voltado para o estímulo a modernização da indústria brasileira. A medida foi assunto do encontro com o vice-presidente, Geraldo Alckmin.
O programa tem o foco de sanar a depreciação acelerada de equipamentos industriais a partir do abatimento do valor dos maquinários do imposto de renda das empresas de maneira mais acelerada.
Leia mais! Boletim Focus reduz previsão para inflação
“Isso fortalece muito a atualização do equipamento. Os empresários terão um estímulo a mais para adquirir máquinas mais modernas para aumentar a produtividade da economia brasileira”, declarou.
Reoneração do diesel
O governo Lula retomará a cobrança do PIS/Cofins incidentes sobre o diesel a partir de 1º de janeiro. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o impacto será de pouco mais de R$ 0,30 centavos por litro, mas garantiu que a medida não implica aumento aos consumidores.
Leia mais! Petrobras reduz preço de venda do diesel
Ainda, nesta terça (26), a Petrobras anunciou redução de exatos R$ 0,30 centavos no valor de venda do diesel às distribuidoras, medida que prepara o terreno para a publicação de uma nova oneração de impostos sobre o combustível.
Esta é a segunda tentativa do governo Lula de retomar a cobrança de impostos sobre o diesel. A primeira, prevista pela Medida Provisória (MP) 1175/23, não foi votada pelo Congresso e acabou perdendo a validade em outubro, zerando novamente a alíquota.