Início » Governo solicita crédito de aproximadamente R$ 50 milhões para implantação do túnel Santos-Guarujá 

Governo solicita crédito de aproximadamente R$ 50 milhões para implantação do túnel Santos-Guarujá 

A+A-
Reset

O Governo Federal enviou o projeto (PLN 36/23) ao Congresso. Na ocasião, ele solicitou recursos para abrir crédito especial de R$ 70,9 milhões no Orçamento de 2023. Um dos beneficiados é o Porto de Santos (SP), que deverá ter mais de R$ 50 milhões para iniciar os estudos de implantação do túnel Santos-Guarujá. A obra está inclusa no novo Programa de Aceleração do Crescimento. 

A Comissão Mista de Orçamento analisará o projeto. Em seguida, pelo Plenário do Congresso. 

De acordo com o Executivo, o túnel proporcionará a otimização do fluxo de passageiros e cargas, bem como maior segurança nas manobras dos navios. “Vale ressaltar que a construção do túnel submerso não interferirá na profundidade do canal de navegação, garantindo que as embarcações possam operar sem restrições, preservando assim a atividade portuária”, segundo a justificativa do governo. Os recursos são de receita própria da empresa.

túnel Santos-Guarujá

Bacia de Santos – Foto: Andre Ribeiro/Agência Petrobras

Leia mais! Governo aumenta orçamento da Petrobras em R$ 317,3 milhões

Porto de Itaguaí

O crédito especial também beneficiará a Companhia Docas do Rio de Janeiro com R$ 2,9 milhões. Sendo assim, a verba será usada para pagar a repactuação contratual relativa à recuperação das vias internas do Porto de Itaguaí (RJ). Os recursos sairão de aportes do governo recebidos em anos anteriores.

Infraero

A Infraero terá mais R$ 18 milhões para despesas com obras de 14 aeroportos do país. Como o de Foz do Iguaçu (PR), de Altamira (PA), de Carajás (PA), de Jacarepaguá (RJ), de Montes Claros (MG), Campo Grande (MT), Ponta Porã (MS), Imperatriz (MA), entre outros. 

A inclusão das novas programações na Infraero será custeada com recursos de anulação parcial de outras dotações orçamentárias.

Por fim, o governo informou que apenas as solicitações do Porto de Santos e da Companhia das Docas geram impacto no déficit do governo, mas são compatíveis com a meta estabelecida na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais