O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), declarou que o governo já prepara a saída das Rotas de Integração Sul-Americana. Conforme Fávaro, a intenção é finalizar o projeto até o final do mandato de Lula. Fávaro destacou que as rotas, que estão inseridas no Novo PAC, irão incentivar a agricultura e o comércio brasileiro.
– As rotas estão já todas em andamento. Muitas prontas e outras com poucas coisas acontecendo, mas nós vamos entregar isso funcionando, junto com a ZPE (Zona de Processamento à Exportação) […] A estrutura está ficando pronta. A ZPE está pronta – disse Fávaro.
De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), são 10 obras de infraestrutura das Rotas de Integração Sul-Americana no Novo PAC, com orçamento federal reservado para integrar o Mato Grosso (MT) ao oceano pacífico.
– Não existe zona de processamento à exportação sem rota para exportar. Se não tem a rota, como é que sai essa exportação? Mas nós estamos conectados e trazendo essas conexões – declarou o ministro.
Rotas de Integração Sul-Americana na expansão da agricultura brasileira
Fávaro afirmou que o empreendimento poderá exportar os insumos brasileiros para a Ásia, África e Oriente Médio. Dessa forma, ao conectar ao oceano pacífico, as rotas também conectarão o Brasil com os demais países da América do Sul, facilitando o comércio com os blocos econômicos sul-americanos. Além disso, as rotas diminuirão o custo e o tempo na exportação de produtos.
A fala de Fávaro ocorreu no evento sediado em Cáceres (MT) para apresentar o projeto Rota Quadrante Rondon, uma das Rotas de Integração Sul-Americana. No evento, participaram ainda a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (PDT).
Confira o podcast do Ministério da Agricultura na íntegra, que trata das Rotas de Integração Sul-Americana.