Governo prorroga Desenrola Brasil para até 20 de maio

No Brasil, até fevereiro deste ano cerca de 70 milhões de pessoas estavam em situação de inadimplência, segundo dados do Serasa. Além disso, as dívidas ultrapassam o valor de 300 bilhões. Diante disso, está sendo analiso no Congresso Nacional a Medida Provisória que aumenta o limite para o dia 20 de maio a utilização de oportunidade para renegociação. A oportunidade é através do Programa Desenrola Brasil do Governo Federal.

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

O programa busca facilitar a renegociação de dívidas para pessoas físicas inadimplentes e tinha encerramento previsto para 31 de março. A comissão mista, formada por senadores e deputados vai analisar a medida. Depois, a Câmara e o Senado votará.

 Prorrogação do Desenrola Brasil

Contudo, a prorrogação vale apenas para a Faixa 1 do Desenrola, destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico) do governo federal e com dívidas de até R$ 20 mil. As renegociações para essa categoria começaram em outubro do ano passado.

De acordo com o governo, o aumento da procura ocorreu após a unificação do Desenrola Brasil com aplicativos de bancos. Desde o início do mês, os débitos também podem ser renegociados nas agências dos Correios.

– A Faixa 1 do Programa Desenrola possibilita a renegociação de dívidas a pessoas físicas num formato inovador, que demandou diversos aperfeiçoamentos normativos. O número de acordos celebrados aumentou significativamente nos últimos meses, indicando que as melhorias podem alcançar um número maior de pessoas que ainda podem se beneficiar do programa – afirma o governo.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais