Governo Federal promove 17 projetos para aumentar competitividade da indústria

Foto: José Paulo Lacerda/CNI

Com o objetivo de aumentar a produtividade e competitividade, o Grupo de Trabalho para Redução do Custo Brasil, definiu 17 projetos prioritários para os próximos 24 meses. A iniciativa faz parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Além desses, há mais 24 a serem monitorados, que impactam o Custo Brasil.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), as ações têm como finalidade enfrentar alguns dos principais desafios apresentados pelo setor produtivo. Como consequência, a consulta pública foi realizada para aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras.

A secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, Andrea Macera, ressaltou a participação dos membros na definição de “uma agenda de governo” para o desenvolvimento do país.  “O Custo Brasil é um conceito muito amplo, que envolve diferentes medidas, ações e causas. Por isso, a ideia do grupo foi delimitar o escopo de trabalho, a partir do que foi obtido na consulta pública e das contribuições dos diferentes ministérios, para que se possa fazer entregas concretas com prazos definidos”, explicou.

GT Custo Brasil – Foto: Gabriel Lemes/MDIC

Para a execução dos 17 projetos, o GT do Custo Brasil terá seis subgrupos: Financiamento e garantias; Segurança jurídica e ambiente de negócios; Bioeconomia, transição energética e descarbonização da economia; entre outros.

Leia mais! IBGE: indústria avança em nove estados pesquisados, em agosto

“Todos os projetos têm igual relevância, porque afetam a competitividade do setor produtivo nacional. Além disso, trata-se de uma agenda transversal, que não prioriza nenhum setor específico, mas beneficia a todos igualmente”, finalizou Andrea.

O Grupo de Trabalho para a Redução do Custo Brasil é formado por diversos ministérios, além do BNDES e da Finep.

Postagens relacionadas

Confira as fases da regulamentação de criptoativos no Brasil 

Pela terceira vez, Boletim Focus eleva previsão da Selic em 2024

Prazo para negociar dívidas com Desenrola Brasil chega ao fim

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais