Início » Governo dialoga para adiar votação e fazer alterações em texto da LDO

Governo dialoga para adiar votação e fazer alterações em texto da LDO

A+A-
Reset

O governo trabalha para adiar a votação e reverter as alterações feitas ao Projeto Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O parecer apresentado pelo relator, deputado Danilo Forte (União-CE), trouxe mudanças quanto à tributação no Sistema S e às novas emendas.

Leia também! Bets: Senado pode votar regulamentação das apostas esportivas nesta terça

Lideranças do governo Lula no Congresso se reuniram, na segunda-feira (11), para elaborar uma estratégia no diálogo dentro do colegiado. A previsão de votação do relatório era nesta terça-feira (12).

No entanto, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP) busca apoio com a presidente da CMO, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), e com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para adiar a votação.

“Isso é um pedido que estamos fazendo ao presidente da comissão mista de orçamento e é um pedido que também vai ser dialogado com o presidente [da Câmara] Arthur Lira para ter mais tempo para se debruçar no relatório do deputado Danilo Forte”, afirmou Randolfe Rodrigues.

agenda

Líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O relator estipulou em seu parecer, no caso do Sistema S, a arrecadação, fiscalização e cobrança das contribuições pela Receita Federal. A medida poderia retirar R$40 bilhões da União no orçamento. Segundo Danilo Forte, a ideia de incluir o sistema no Orçamento é garantir maior transparência para o fluxo de dinheiro.

Nova emenda na LDO

Outro ponto que o Executivo criticou na LDO foi a criação de um novo tipo de emenda e a mudança na metodologia de execução destes recursos, que dá mais poder ao Congresso sobre o Orçamento da União.

Leia também! Brasil sediará COP 30, em 2025

“Na prática, [a proposta] amplia a disposição orçamentária, retirando do governo e disponibilizando para o Legislativo. Então, não nos parece razoável e nós vamos conversar, esgotar o diálogo”, afirmou o líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues.

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais