Governo defende financiamento público da transição energética industrial

Na Câmara dos Deputados, representantes do governo defenderam que o setor público lidere os investimentos no financiamento da reindustrialização do país com base nos modelos de transição energética. Eles afirmaram que esses investimentos são caros, arriscados e, portanto, não serão predominantemente financiados pelo setor privado. Essa posição foi expressa durante uma reunião do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara.

Foto: Reprodução/Unsplash

Leia mais! Hidrogênio verde: Governo teme que lei aumente conta de energia

De acordo com os técnicos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o Brasil ainda tem condições de se destacar na transição energética. Isso devido às vantagens de biodiversidade, mercado interno, histórico de políticas de energias limpas e presença de minerais estratégicos. Felipe Machado, por exemplo, apontou que a China ingressou na corrida mundial relacionada à transição energética há 15 anos, investindo consideravelmente nesse setor e até financiando terrenos para desenvolvimento de novas políticas energéticas. Enquanto os Estados Unidos lançaram diversos programas, com investimentos de US$ 135 bilhões apenas para carros elétricos.

Leia mais! Bandeira verde continua em agosto, sem cobrança adicional de energia

No entanto, os técnicos também destacaram resistências em fortalecer instituições como o BNDES. Felipe Machado ressaltou que o banco de fomento francês possui ativos correspondentes a mais de 50% do Produto Interno Bruto, enquanto o americano, 31%. No Brasil, esse valor é de apenas 7%. Ele enfatizou a importância do Estado em reduzir o risco desses investimentos e implementar políticas de desenvolvimento para estimular tais iniciativas.

Postagens relacionadas

Lula sanciona reoneração da folha de pagamentos

Mercado financeiro eleva projeção de inflação e ajusta PIB para 2024

Brasil e China: país asiático é o maior importador de produtos do agro brasileiro

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais