Focus: expectativa para inflação segue crescendo

Foto: Arquivo/Agência Senado

O boletim Focus publicado nesta segunda-feira (7) pelo Banco Central (BC) revela que a expectativa do mercado financeiro para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), segue em alta. Na última semana, era esperada inflação de 5,38% para 2022, já nesta semana o índice subiu para 5,44%.

Com esse número, o mercado espera que a inflação ultrapasse o teto da meta, que é de 5%, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Caso esse valor finalize acima do que foi determinado, o presidente do Banco Central tem como obrigação escrever uma carta aberta ao Ministro da Economia explicando o motivo pelo qual a meta foi ultrapassada e quais serão os próximos passos para que a inflação retorne ao limite pré-estabelecido.

Outros setores

Além do IPCA, o boletim Focus analisa também as expectativas para o Produto Interno Bruto (PIB), para o câmbio e para a taxa básica de juros do Brasil (Selic). Todos esses setores apresentam estabilidade quando comparados à semana anterior. A expectativa para crescimento do PIB em 2022 permanece em 0,30%, o mesmo da semana passada. No câmbio, o mercado estima que o dólar acabe o ano custando R$ 5,60. A expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, ficou estável em 11,75%.

Postagens relacionadas

Licença-paternidade: Ana Paula Lobato será a relatora no Senado

Dívidas com a União: PLP 4/24 oferece descontos de até 30%

PLP 43/24 promete simplificar e tornar mais justa a tributação de combustíveis no Brasil

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais