Fies Social financia até 100% de encargos para estudantes de famílias do CAdÚnico

O governo federal anunciou, nesta sexta-feira (16), o Fies Social, que permite a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo condições especiais de acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil – Fies. Mas só vale para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). De acordo com o medida,  poderá ser concedido até 100% de financiamento dos encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino superior – IES.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro de Educação, Camilo Santana, explicou a nova versão do Fies.

– Uma das principais mudanças atende a uma demanda antiga, que é a possibilidade de financiar até 100% dos encargos educacionais para estudantes com renda familiar per capita de meio salário-mínimo, inscritos no CAD Único. A regra vale tanto para contratos novos quanto para os antigos, no ato da renovação. Portanto, beneficiará até 100 mil pessoas em 2024 – pontuou Santana no X.

Leia mais! Tesouro paga R$ 434,32 milhões em dívidas garantidas pela União em janeiro

Em cada processo seletivo do FIES, serão reservadas pelo menos 50% das vagas para esse novo perfil do Fies Social. As vagas também priorizam estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência, de acordo com a proporção na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Leia mais! Renan Bolsonaro é indiciado por lavagem de dinheiro

O ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, também celebrou a novidade no X.

– Estudantes com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo inscritos no CadÚnico vão poder financiar 100% das mensalidades em universidades particulares. É o FIES Social, novo golaço do Governo Federal que vai beneficiar até 100 mil pessoas apenas este ano – escreveu Pimenta.

 

Postagens relacionadas

Congresso concorda em suspender ação da desoneração da folha

Chuvas no RS: Saque-Calamidade disponível para trabalhadores de 59 cidades

Lula sanciona novo Dpvat com vetos. Veja os detalhes

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais