FGV projeta alta de 0,83% no IPCA de fevereiro

Foto: José Cruz/Agência Brasil

A FGV (Fundação Getúlio Vargas) projeta que a inflação do mês de fevereiro seja de 0,83%. Segundo a estimativa, os grupos de alimentos e educação devem puxar o índice para cima no mês. O IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística de Geografia) divulga o IPCA (Indice de Preços ao Consumidor Amplo) na próxima terça-feira (12).

De acordo com a projeção da FGV, o grupo de alimentos e bebidas deve ter alta de 1,10%. O destaque são os alimentos in natura, como tubérculos, verduras e frutas que podem registrar alta, respectivamente, de 6,54%, 4,53% e 3,58%.

Leia mais: Boletim Focus eleva novamente previsões para economia brasileira em 2024

Segundo o economista da FGV e especialista em inflação, André Braz, a alta no preço desses alimentos é sazonal, efeito de fortes chuvas nesse período do ano que atrapalha o cultivo.

O aumento de 4,92% que pode ser registrado no grupo de educação, também é efeito da sazonalidade com o início do ano letivo. Caso a projeção da instituição para o IPCA de fevereiro se concretize, o valor será quase o mesmo registrado no mesmo mês do ano passado, quando a inflação registrada foi de 0,84%.

Postagens relacionadas

Representantes defendem que ultrprocessados fiquem fora da cesta básica na Reforma Tributária

Reforma tributária: procurador da Fazenda analisa detalhes da regulamentação

IFI eleva estimativa do crescimento econômico do país em 2024

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais