Um levantamento produzido pela Febracis Escola de Negócios aponta que os empreendedores e empresários brasileiros tendem a ser extrovertidos, otimistas e entusiasmados. Contudo, são pouco prudentes, pacientes e organizados. De acordo com Febracis, isso indica que os empreendedores brasileiros são mais imediatistas, impulsivos e ansiosos.
Leia mais! Governo defende financiamento público da transição energética industrial
A escola conduziu o estudo com mais de 20 mil empresários de todas as regiões do país. A tecnologia CIS Assessment, um software que realiza análise comportamental, coletou os perfis dos empresários de forma espontânea e os incluiu em sua base de dados. Essas informações foram recolhidas no período entre dezembro de 2016 e abril de 2023.
A Febracis concentrou-se em compreender como os empreendedores se relacionam com seus colaboradores e conduzem seus negócios. Eles identificaram características positivas e habilidades que necessitam de desenvolvimento mais aprimorado. Para isso, utilizaram um teste comportamental que classifica os comportamentos em quatro tipos básicos. Sendo esses, dominância, estabilidade, conformidade e influência.
É importante ressaltar que todas as pessoas possuem os quatro traços (dominância, influência, estabilidade e conformidade), no entanto, o que impacta é o quão alto ou baixo são tais características. Os comportamentos não são fatos em si, mas sim, indicadores de tendências comportamentais do indivíduo em seu estado natural – explicou a Febrascis.
Empresários focados
Ainda de acordo com o estudo, 63,8% dos empreendedores e empresários analisados têm maior foco em comunicação e 58,6% em tomada de decisão. Isso indicaria que as personalidades dos entrevistados estão mais voltadas para o diálogo e a comunicação de forma mais entusiasmada, persuasiva, prática e objetiva. No entanto, eles apresentam menos traços voltados ao planejamento, à organização e à paciência.
Leia mais! Governo defende financiamento público da transição energética industrial
Além do perfil comportamental individual dos empreendedores, o levantamento também pesquisou sobre o modo como esses profissionais lideram e orientam seus times por meio de quatro vertentes: executivo, motivador, metódico e sistemático. Com base nisso, o software apontou que a maioria dos empreendedores são líderes motivadores (35,9%) e executivos (32,69%), ou seja, tendem a interagir com proximidade e informalidade, sendo mais acessíveis e agindo com ousadia e foco no resultado.