Início » Em painel internacional, Guedes elogia programas de combate à pandemia adotados no Brasil

Em painel internacional, Guedes elogia programas de combate à pandemia adotados no Brasil

A+A-
Reset

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de um painel virtual do Fórum Econômico Mundial de Davos na manhã desta sexta-feira (21). Para líderes das economias mundiais, ele elogiou a atuação do Brasil na pandemia e disse que todos os programas adotados pelo país foram bem-sucedidos. Segundo Guedes, o Brasil está pronto para decolar de novo.

“Estamos prontos para vacinarem em massa, enquanto vocês continuarem produzindo vacinas e a gente as produza aqui”, disse. “Tivemos sucesso em evitar uma grande depressão depois de sermos atingidos pela pandemia e agora entramos em um estágio de desaceleração. E agora a questão é quanto tempo vão durar os efeitos sobre a inflação”, disse.

O ministro participou de um painel para discutir como o sistema de comércio internacional vai precisar se adaptar a novos freios além da pandemia e como ​empresas e governos podem trabalhar juntos para reduzir os efeitos dessas interrupções. Guedes também disse que o país tem espaço fiscal e monetário para se recuperar agora e afirmou não acreditar que a inflação será transitória.

Em 2020, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) o saldo do emprego formal no país ficou negativo, fechando 191,5 mil vagas no primeiro ano de pandemia. Já em 2021, o Brasil registrou a criação de 324,1 mil postos de trabalho com carteira assinada em novembro, 13% menos do que o registrado um ano antes, segundo o Caged. No acumulado de janeiro a novembro de 2021, o saldo é de 2,9 milhões de novas vagas de emprego.

O painel também contou com a diretora-geral do FMI (Fundo Monetário Internacional), Kristalina Georgieva, a presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, a ministra das Finanças da Indonésia, Sri Mulyani Indrawati, e o presidente do banco central do Japão, Haruhiko Kuroda.


Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais