Início » DPVAT: CCJ do Senado avalia o projeto de lei nesta terça-feira

DPVAT: CCJ do Senado avalia o projeto de lei nesta terça-feira

O DPVAT é usado para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em caso de morte ou invalidez

A+A-
Reset

A Comissão de Constituição Cidadania e Justiça (CCJ) do Senado Federal analisará, nesta terça-feira (30), o Projeto de Lei 233/23, que cria o novo seguro DPVAT. A medida passará a ser chamada, caso aprovada, de Seguro Obrigatório Para Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT). O senador Jaques Wagner (PT-BA) é o relator do texto na Casa. O objetivo é retomar a cobrança do imposto anual que será pago por todos os condutores de veículos.

DPVAT

Foto: Freepik

A arrecadação é usada para indenizar vítimas de acidentes de trânsito em caso de morte ou invalidez, independente de quem seja a culpa do acidente. Cabe destacar que, a cobrança do tributo tinha sido abolida em 2021. Entretanto, este ano, o Executivo enviou um projeto de lei ao Congresso Nacional um projeto para reestabelecer a cobrança da taxa.

Em um primeiro momento, o projeto seria votado na quarta-feira (24), mas a análise do projeto pelos parlamentares, e em seguida, a proposta seguiria para votação em plenário. Porém, a discussão foi adiada em cima da hora, após o requerimento de urgência ser retirado a pedido de senadores da oposição. Contudo, após uma articulação entre governo e Congresso, o projeto entrou na pauta desta semana.  

relator do PL do DPVAT, senador Jaques Wagner (PT-BA)

Jaques Wagner – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Um fato importante é que, se aprovado, o projeto permitirá ao governo federal um aumento de gastos de R$ 15 bilhões de reais. O valor está previsto no orçamento como crédito suplementar. Além disso, a proposta assegura que a aprovação desse crédito não precisará do aval do Congresso Nacional. Para isso, o projeto altera regra do novo arcabouço fiscal. 

 

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais