Início » Crescimento econômico dos EUA desacelera. Entenda o motivo

Crescimento econômico dos EUA desacelera. Entenda o motivo

O Produto Interno Bruto dos Estados Unidos registrou um crescimento econômico de 1,6% no primeiro trimestre de 2024

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos da América (EUA) registrou um crescimento econômico de 1,6% no primeiro trimestre de 2024, um valor abaixo das expectativas dos analistas. A desaceleração, comparada ao crescimento de 3,4% no quarto trimestre de 2023, sinaliza uma queda significativa no ritmo de expansão econômica do país. Esse resultado veio como uma surpresa para muitos economistas. Porque esperavam uma taxa mais alta, indicando que a economia americana está enfrentando desafios no início do ano.

EUA

Foto: Freepik

O Bureau of Economic Analysis (BEA) dos EUA atribuiu essa desaceleração a várias causas, incluindo a redução nos gastos dos consumidores, um dos principais motores da economia americana. Além disso, a queda nas exportações e nos gastos dos governos estaduais e locais, juntamente com uma desaceleração nos investimentos do governo federal. Os dados foram publicados nesta quinta-feira (25).

Previsão do crescimento econômico

Apesar dessa desaceleração, alguns economistas mantêm uma perspectiva positiva para o restante do ano. A pesquisa da Reuters indicou que a previsão para o crescimento do PIB variava entre 1,0% e 3,1%, com uma média esperada de 2,4%. No entanto, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou sua previsão para o crescimento dos EUA em 2024 para 2,7%. Uma melhora significativa em relação aos 2,1% projetados em janeiro. O FMI citou o emprego e os gastos dos consumidores mais fortes do que o esperado como fatores para sua previsão mais otimista.

Desde o final de 2022, a economia americana tem resistido a previsões de crise, mesmo após um ciclo agressivo de aumento de taxas de juros para conter a inflação. Embora a desaceleração do primeiro trimestre de 2024 levante preocupações, muitos analistas acreditam que a resiliência do mercado de trabalho. Além disso, a força dos consumidores podem ajudar a economia a recuperar o ritmo nos próximos trimestres.

crescimento econômicoEconomiaEUAO BrasilianistaPIB (Produto Interno Bruto)

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais