Início » Copom deve manter ritmo de cortes de 0,5% na Selic 

Copom deve manter ritmo de cortes de 0,5% na Selic 

A+A-
Reset

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, em ata divulgada nesta terça-feira (26), mantém a previsão de cortes de 0,5% na Selic para os próximos meses. O documento detalha a redução da taxa de juros em meio ponto percentual, anunciada na última quarta-feira (20). A atual Selic é de 12,75% ao ano. 

“Os membros do Comitê concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, informa a ata.

selic

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A Selic determina os valores cobrados em empréstimos, financiamentos, e também afeta o retorno de aplicações financeiras. Com isso, o Copom pode influenciar o acesso ao crédito com a definição da taxa, que é uma política monetária para controle da inflação. 

Em defesa de maiores investimentos, o presidente Lula criticou reiteradamente a alta taxa de juros do país. A redução da Selic injetaria mais dinheiro na economia brasileira e aumentaria o risco de inflação por demanda. Segundo documento do Banco Central, o Copom observa uma “dinâmica desinflacionária” no mundo, mas considera que o cenário ainda exige “surpresas positivas substanciais que elevasse ainda mais a confiança” para cortes maiores que 0,5%. 

Leia mais! Copom reduz Selic para 12,75% ao ano

O Comitê alerta para a elevação das taxas de juros de longo prazo dos Estados Unidos e a perspectiva de menor crescimento na China, fatores que exigem maior atenção por parte de países emergentes. Além disso, a ata do Copom prega cautela a partir da possibilidade de pressões inflacionárias de oferta a partir de riscos referentes a fenômenos climáticos, guerra na Ucrânia e política internacional de preços de petróleo. 

 

 

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais