Início » Confira a agenda econômica prioritária do governo para o último trimestre

Confira a agenda econômica prioritária do governo para o último trimestre

A+A-
Reset
DestaqueEconomia

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, apresentou a líderes da base do governo um documento com os projetos prioritários para o último trimestre do ano. As medidas econômicas para equilibrar as contas estão entre os principais interesses do Governo Federal.

Arrecadação

A tributação de fundos offshore (PL 4173/2023) e fechados (MPV 1184/2023) esteve perto de ser votada nesta semana. O relatório do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) estava pronto para ser votado na quarta-feira (4), mas não houve acordo entre os líderes partidários. A votação deve ocorrer na semana do dia 24 de outubro, quando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), volta de viagem internacional. O PL 4173/2023 tramita em regime de urgência e passa a trancar a pauta em 14 de outubro.

A regulamentação dos Bets conta com o PL 3626/2023, que estabelece normas sobre a distribuição de prêmios que versa sobre a exploração da loteria de aposta de alíquota fixa. O PL tramita em regime de urgência e tranca a pauta no Senado a partir de 12 de novembro. A matéria deve ser apreciada simultaneamente na Comissão de Esporte, sob relatoria de Romário (PL-RJ), e na Comissão de Assuntos Econômicos, sem relator definido.

agenda econômica

Foto: Freepik

O crédito fiscal decorrente de subvenção (MPV 1185/2023) também está no radar para o último trimestre deste ano. A medida, vista como a cereja do bolo pela equipe econômica, restringe o crédito fiscal para custeio da produção com o intuito de valorizar investimentos para a implantação ou a expansão de empreendimentos econômicos. Em tese, a matéria, que deve minimizar as disputas fiscais entre estados, teria que ser deliberada em comissão mista. No entanto, ainda não se sabe se o governo substituirá a MP por Projeto de Lei em caráter de urgência, como tem ocorrido atendendo a demanda da cúpula da Câmara.

O fim da dedutibilidade dos juros sobre capital próprio (PL 4258/2023 ) integra o pacote de medidas arrecadatórias que devem ser apreciadas ainda neste ano. O projeto, segundo o Ministério da Fazenda, deve evitar a utilização do JPC para redução da carga fiscal. Nesta semana, deputados cogitaram integrar a matéria à apreciação da tributação de fundos exclusivos, mas não houve acordo. O projeto ainda não tem relator definido na Câmara dos Deputados, mas pode voltar a ser tema de debate junto com o projeto das offshores, agora que o relator terá mais tempo para se debruçar sobre o tema.

agenda econômica

Foto: Freepik

Leis Orçamentárias

A Proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024 está no Congresso Nacional com relatoria do deputado Danilo Forte (União/CE). Ainda há pontos indefinidos que precisam ser estabelecidos para dar sequência na tramitação da LDO.

Leia mais! Área reservada à agropecuária no país cresceu 50% em 37 anos, mostra MapBiomas

O projeto de Lei Orçamentária Anual que, entre outros pontos, reforça as diretrizes para a valorização do salário mínimo, precisa ser aprovado na Comissão Mista de Orçamento (CMO) e no Congresso Nacional. O relator-geral é o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP).

Reforma Tributária

A Reforma Tributária (PEC 45/2019) tem sido debatida no Senado Federal, sob a relatoria de Eduardo Braga (MDB-AM), em diversas audiências públicas com especialistas e representantes dos estados e municípios. O cronograma inicial previa a apresentação do relatório em 4 de outubro, mas a entrega foi adiada para 20 de outubro devido ao volume elevado de emendas.

Arthur LiraEconomiaoffshoresReforma TributáriaSenado Federal

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais