Início » Como retificar o Imposto de Renda 2024?

Como retificar o Imposto de Renda 2024?

O prazo para corrigir a declaração do Imposto de Renda 2024 deste ano é até 2029

A+A-
Reset

As declarações do Imposto de Renda 2024 se encerraram no dia 31 de maio. No entanto, a Receita Federal abriu aos contribuintes a possibilidade de retificar a declaração. A medida serve para aqueles que enviaram o documento incompleto ou identificaram algum erro na transmissão. 

imposto de renda 2024

Foto: CFC/Reprodução

A atualização das informações ocorre por meio do envio de uma retificadora. A nova declaração substitui todas as informações que estavam na anterior. Contudo, o contribuinte não pode alterar o modelo de tributação escolhido originalmente.

O prazo para as atualizações vai até 2029, mas o contribuinte tem até cinco vezes para realizar as transmissões das retificadoras. Além disso, as declarações com falhas não poderão passar por correção caso a Receita Federal identifique-as antes. Ou seja, haverá a convocação para prestar esclarecimentos ao órgão.

Por isso, a recomendação para os contribuintes é que façam o quanto antes o envio das retificações para evitar a malha fina. Por outro lado, não haverá a aplicação de multa para quem enviar a retificação. Dessa forma, a Receita Federal dispensará o pagamento mínimo de R$165,74 que se cobra aos que enviaram a declaração fora do prazo.

Como realizar a retificação do Imposto de Renda 2024?

Imposto de renda 2024

 Foto: Agência Brasil/Reprodução

Na segunda-feira (3), a Receita Federal iniciou o processo de recolhimento das retificações. Elas podem ser realizadas por meio do programa do Imposto de Renda ou pelo site da Receita Federal. No entanto, para realizar o processo, o contribuinte precisa ter em mãos o número do recibo da entrega da declaração original.

Outro ponto importante é que o contribuinte precisa especificar o tipo de declaração. Neste caso, é necessário indicar que a declaração é retificadora no campo destinado à identificação do contribuinte.

Declarações não atingiram a expectativa 

O número de declarações não atingiu a expectativa da Receita Federal. O órgão esperava a entrega de 43 milhões de documentos, ao passo que 42,4 milhões foram entregues dentro do prazo.

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais