As declarações do Imposto de Renda 2024 se encerraram no dia 31 de maio. No entanto, a Receita Federal abriu aos contribuintes a possibilidade de retificar a declaração. A medida serve para aqueles que enviaram o documento incompleto ou identificaram algum erro na transmissão.
A atualização das informações ocorre por meio do envio de uma retificadora. A nova declaração substitui todas as informações que estavam na anterior. Contudo, o contribuinte não pode alterar o modelo de tributação escolhido originalmente.
O prazo para as atualizações vai até 2029, mas o contribuinte tem até cinco vezes para realizar as transmissões das retificadoras. Além disso, as declarações com falhas não poderão passar por correção caso a Receita Federal identifique-as antes. Ou seja, haverá a convocação para prestar esclarecimentos ao órgão.
Por isso, a recomendação para os contribuintes é que façam o quanto antes o envio das retificações para evitar a malha fina. Por outro lado, não haverá a aplicação de multa para quem enviar a retificação. Dessa forma, a Receita Federal dispensará o pagamento mínimo de R$165,74 que se cobra aos que enviaram a declaração fora do prazo.
Como realizar a retificação do Imposto de Renda 2024?
Na segunda-feira (3), a Receita Federal iniciou o processo de recolhimento das retificações. Elas podem ser realizadas por meio do programa do Imposto de Renda ou pelo site da Receita Federal. No entanto, para realizar o processo, o contribuinte precisa ter em mãos o número do recibo da entrega da declaração original.
Outro ponto importante é que o contribuinte precisa especificar o tipo de declaração. Neste caso, é necessário indicar que a declaração é retificadora no campo destinado à identificação do contribuinte.
Declarações não atingiram a expectativa
O número de declarações não atingiu a expectativa da Receita Federal. O órgão esperava a entrega de 43 milhões de documentos, ao passo que 42,4 milhões foram entregues dentro do prazo.