Início » Comissão do Senado vota relatório de isenção para crédito fiscal

Comissão do Senado vota relatório de isenção para crédito fiscal

A+A-
Reset

A comissão mista do Senado Federal votará, nesta quarta-feira (6), o relatório do deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG) sobre a MP 1.185/2023, que regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais vindos de subvenção para investimentos. Contudo, os parlamentares apresentaram, aproximadamente, 100 emendas. O senador Rogério Carvalho (PT-SE) presidirá a reunião.

No dia 8 de fevereiro, a medida provisória perde a validade, ou seja, o Congresso precisa aprovar o texto até o dia 7 de fevereiro. A MP 1.185 já tramita em regime de urgência, dessa forma possui prioridade nas pautas de votação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Após o parecer da comissão mista, a MP ainda deverá passar pelos Plenários das duas Casas.

Leia mais! Congresso avança na tramitação de MP de isenção para crédito fiscal

A MP 1.185 foi publicada em agosto. Com isso, ela estabelece regras para apuração e utilização de créditos fiscais, que deverão ser seguidas para garantir a isenção. De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), apenas créditos apurados a partir de subvenções públicas para estímulo à implantação ou expansão de empreendimentos econômicos poderão ser isentos de tributação.

STJ e Senado emitem parecer sobre subvenções

Para STJ apenas créditos apurados a partir de subvenções públicas para estímulo à implantação poderão ser isentos de tributação – Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

As bases de cálculos do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) deverão incluir os demais créditos.

Déficit zero

Leia mais! Subvenção de ICMS é a prioridade – Análise

O texto faz parte da agenda prioritária do governo federal para aumentar a arrecadação e atingir o déficit zero previsto para o ano que vem.

O Executivo espera arrecadar cerca de R$ 35 bilhões com as novas regras, uma vez que passa a ser necessário comprovar o uso adequado da subvenção e do crédito para se obter o benefício da isenção tributária. De acordo com o Ministério da Fazenda, na exposição de motivos da MP, a regra anterior provocava distorções tributárias, bem como insegurança jurídica.

 

 

Páginas do site

Sugira uma pauta ou fale conosco

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Aceitar Saiba mais