Comissão debate limites à compensação tributária

A comissão mista responsável pela análise do limite da compensação tributária, está programada para se reunir, nesta terça-feira (16), às 10h, para debater a matéria em uma audiência pública. A Medida Provisória 1202/23, inicialmente, abordava o fim da desoneração da folha para 17 setores da economia e para municípios. Entretanto, esse aspecto e outras questões foram retirados do texto por meio da MP 1208/24. Atualmente, o tema voltou a ser discutido no Projeto de Lei 493/24, proposto pelo Executivo.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Apesar das alterações, a limitação da compensação de créditos tributários em 30% ao ano permanece na medida provisória, visando aumentar a arrecadação do governo federal. Essa regra afeta diretamente contribuintes que têm decisões judiciais definitivas a seu favor. Portanto, garantindo o direito de receber valores cobrados indevidamente pela União e desejam compensar esses valores com débitos tributários futuros.

Os senadores Daniella Ribeiro (PSD-PB) e Dr. Hiran (PP-RR), juntamente com o deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), relator da proposta, solicitaram a audiência pública. O encontro será transmitido de forma interativa. Na ocasião, a comissão mista iniciará a discussão para votação da proposta no mesmo dia, às 14h30. Este encontro é crucial para a compreensão e avaliação detalhada das implicações da medida, tanto para os contribuintes quanto para o governo federal.

Postagens relacionadas

STF forma maioria a favor da Lei das Estatais

Chuvas no RS: governo antecipará restituição do IR para os gaúchos

Legalização de jogos de azar no Brasil gera divergências em debate na CCJ

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais